5 estratégias de marketing essenciais para um escritório de arquitetura

Você já deve ter ouvido falar em estratégias de marketing para arquitetura, certo? Sem dúvida alguma, elas são determinantes para o sucesso tanto de profissionais autônomos quanto de equipes de escritórios. Mas você sabe quais delas são essenciais para alavancar o seu negócio?

No cenário atual, é impossível sobreviver somente de indicações, como muitos profissionais e escritórios viviam antigamente. É necessário expandir as ações de divulgação de sua marca para incrementar a captação e o encantamento de clientes.

E por onde começar? Primeiramente, é preciso definir um posicionamento no mercado e metas. Você sabe, claramente, que valor pode e quer entregar ao seu cliente? Essa reflexão permitirá determinar seu nicho de atuação e traçar ações certeiras.

A partir daí, as estratégias de marketing entram em cena, sendo primordiais para você garantir o seu almejado lugar ao sol. Quer conhecer 5 delas? Então, continue a leitura!

1. Defina sua persona

O primeiro passo é elaborar um perfil de cliente ideal, conforme seu posicionamento, isto é: quem você gostaria de atender ou que pode ter interesse na sua marca. Você pode concluir que existe mais de uma persona, de acordo com sua identidade profissional, e isso não é problema!

As questões de marketing de segmentação de mercado – demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental – são muito úteis nessa pesquisa.

Quanto melhor embasado você estiver, maiores as chances de criar campanhas e canais de comunicação mais eficientes.

Se quiser começar agora mesmo, veja essa dicas super completas da Rock Content sobre como criar a sua Buyer Persona.

2. Pratique inbound marketing e marketing digital

O inbound marketing é focado na estratégia de atrair a persona por meio de conteúdos relevantes e educativos e, assim, cativá-la e torná-la um cliente.

O marketing digital tem como base as ferramentas perfeitas para essa prática, como sites, blogs e redes sociais. Nesses meios, você oferece conteúdos de valor — artigos, e-books, newsletters, vídeos, entre outros — em troca de dados para contato e geração de leads.

Você, arquiteto ou designer, já produz bastante conteúdo, sabia? O processo de criação de um projeto ou até mesmo o acompanhamento de uma obra podem ser assuntos super interessantes para quem ainda não conhece o seu trabalho. Que tal disponibilizá-los para atrair mais clientes?

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São vários termos específicos do marketing digital, não é? Vale a pena se dedicar e dominar essa estratégia, já que a Internet é uma aliada inigualável na divulgação do seu trabalho. 

3. Mensure seus resultados

Outra vantagem oferecida pelo marketing digital são as ferramentas para mensurar métricas, KPI (Key Performance Indicator)ROI (Return on Investment). Com base nos dados oferecidos, é possível avaliar se suas estratégias estão alcançando e cativando sua persona e gerando os resultados planejados.

Fazer esse monitoramento em publicações em revistas e periódicos, por exemplo, é uma tarefa extenuante e também subjetiva.

4. Invista em um portfólio on-line 

Um portfólio web amplia consideravelmente a divulgação do seu trabalho. Por isso, seja criativo para desenvolvê-lo. Separe os projetos por categorias, apresente cases de sucesso, soluções inovadoras e depoimentos (excelentes para reforçar sua credibilidade).

As redes sociais, como o LinkedIn, o Pinterest (famosos entre arquitetos e designers) e o Instagram são eficientes canais de exposição e de interação entre os usuários. Use esses recursos para estreitar a relação com sua persona ou seus clientes.

5. Ofereça um serviço de qualidade

Você pode adotar todas as estratégias de marketing para arquitetura acima, mas só garantirá seu espaço no mercado se encantar seus clientes, ou seja, se superar as expectativas deles.

Para isso, também é necessário investir em qualificação e aprimoramento técnico: participe de cursos, concursos de projetos, congressos, workshops, enfim, explore bastante esses eventos.

Invista no marketing de relacionamento, mesmo após o encerramento do contrato. Busque sempre compreender as necessidades e desejos do seu cliente, pois, como o valor do seu produto é subjetivo, você precisa descobrir que benefícios surpreenderão aquela pessoa e torná-los foco da negociação. 

Como em outros segmentos, o sucesso do marketing para arquitetura também está na entrega de valor, para satisfazer e encantar o cliente e, consequentemente, obter lucros.

E se você deseja conhecer outras ações para alavancar de vez seu escritório, siga a gente nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e Instagram

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