7 boas práticas profissionais para adotar e esquecer os erros da faculdade

Mesmo quando a faculdade tem tudo a ver com as suas habilidades, é comum cometer algumas falhas. Durante a graduação de Arquitetura, por exemplo, muitos estudantes adquirem hábitos que não devem ser repetidos após a formatura. Nesse sentido, há certas práticas profissionais que podem ser adotadas para favorecer os resultados na carreira.

Com a ajuda das ações corretas, você deixará de lado aqueles hábitos da época da faculdade e poderá, enfim, mergulhar no mercado de trabalho. Com os erros do passado bem longe, o sucesso na Arquitetura fica muito mais próximo! E então, quer saber quais práticas profissionais devem integrar a sua rotina? Veja algumas dicas e descubra o que fazer!

1. Tenha um cronograma para tudo

A faculdade é repleta de atividades, como aulas, provas, trabalhos e atuações extracurriculares. Mesmo diante de tantos compromissos, muitos estudantes não mantêm um cronograma. Em vez disso, preferem ter tudo na cabeça — afinal, um desencontro é o máximo que pode acontecer.

Ao atuar no mercado de trabalho, contudo, a situação muda completamente. Você passará por reuniões com clientes e outros profissionais e terá que executar ações em um período de tempo muito específico. Para não se perder, portanto, é fundamental montar um cronograma para dar conta de realizar todas as atividades.

Defina, por exemplo, qual será a rotina de cada dia e estime horários para as ações. Também crie cronogramas para todos os projetos e para as tarefas de gestão, como a avaliação do time envolvido.

2. Fique sempre de olho no cumprimento de prazos

É difícil encontrar um graduando que nunca se esqueceu de um trabalho ou que deixou tudo para a última hora, não é? Pela necessidade de conciliar diversas atividades, muitos deixam uma ou outra tarefa de lado — e isso é bastante comum na vida acadêmica.

Nas práticas profissionais, entretanto, esse hábito precisa ser esquecido. Uma vez que esteja atuando no mercado de trabalho, todas as ações serão importantes — e é indispensável dar a elas o devido valor.

Não cumprir os prazos prejudicará a sua imagem e a sua carreira, então é fundamental dar máxima atenção a esse ponto. Sempre atenda às datas estabelecidas e só prometa o que pode realizar, de fato. Desse jeito, sua atuação será muito mais segura e confiável.

3. Crie estratégias de organização

Para respeitar todos os prazos e manter o cronograma em dia, é essencial saber se organizar — pois administrar o tempo é fundamental para usá-lo da maneira correta e ter seus resultados otimizados.

Cada pessoa se dá melhor com certas estratégias e você precisa descobrir o que funciona na sua realidade. A técnica Pomodoro, por exemplo, exige o trabalho por 25 minutos ininterruptos, seguidos por 5 minutos de descanso. Outras técnicas de produtividade criam fluxos específicos para o cumprimento e a organização de tarefas.

Independentemente das escolhas para colocar as práticas profissionais em dia, sempre mantenha um espaço para os imprevistos. Caso algo não saia como o esperado, sua agenda terá o respiro adequado para que os prazos sejam cumpridos.

4. Busque a excelência em todos os projetos

Sabe aquela sensação de que uma matéria na faculdade não era tão importante e que, por isso, não precisava de toda a sua dedicação? Ou quando você conseguiu apenas a nota mínima para seguir rumo ao diploma?

No ambiente acadêmico, esse hábito é bastante comum, mas que deve ser evitado, a todo custo, no espaço de trabalho. Afinal, não dá para executar um projeto pela metade ou com resultados que não ficam dentro do esperado pelo seu cliente, não é mesmo? Se a insatisfação for a marca do seu trabalho, o desenvolvimento de carreira será praticamente impossível.

Para adotar as boas práticas profissionais, conclua todas as tarefas com excelência. Além do mais, essa é uma dica que, consequentemente, evita erros e retrabalhos — contribuindo para que você tenha uma produtividade elevada.

5. Melhore as habilidades de comunicação

Para chegar ao sucesso no ramo de Arquitetura, é indispensável saber se comunicar. Afinal, é preciso falar com os clientes para descobrir o que eles desejam e atender às expectativas, certo? Também é fundamental conversar com outros profissionais de Arquitetura e de ramos diversos, como os que estão diretamente envolvidos na execução dos projetos.

Nesse sentido, para que tudo saia conforme o esperado, é indispensável estabelecer boas habilidades de comunicação.

Na faculdade, nem sempre essa é uma preocupação e tudo se baseia em e-mails e mensagens informais. Para o ramo profissional, entretanto, aposte em contratos completos, assim como em ferramentas específicas para a comunicação efetiva e com boas chances de sucesso.

6. Mantenha a transparência em sua atuação

Outro ponto que costuma ser uma preocupação na faculdade é a transparência. Afinal, o principal objetivo é conseguir cumprir as tarefas e obrigações da melhor maneira possível — o que, nem sempre, é da forma correta.

Para ter um desempenho ampliado na carreira, por outro lado, é necessário ser transparente. Assim, deixe bem claro qual será a abordagem utilizada para executar um projeto, por exemplo, ou quais são os pontos mais relevantes da sua atuação.

Ah! Não se esqueça de ter uma comunicação democrática e aberta com todos os envolvidos. Isso otimiza a sua reputação e ainda contribui para a consolidação de bons resultados.

7. Use a tecnologia nas práticas profissionais

Uma boa notícia: atualmente, o mercado de trabalho tem um grande apoio da tecnologia para conquistar resultados diferenciados — e, com a Arquitetura, isso não é diferente!

Além dos diversos softwares utilizados para a criação de projetos, você ainda encontrará sites e aplicativos de comunicação, produtividade e gerenciamento. Até as redes sociais são úteis na hora de buscar inspiração para criar o projeto perfeito, sabia?

Para ter um bom desempenho, portanto, não deixe esses recursos de lado! Saiba como unir a tecnologia à sua rotina e obtenha resultados melhores. Isso é diferente da faculdade porque, durante a graduação, era impossível automatizar algumas tarefas. Para não ficar parado no tempo, esteja sempre atento às tecnologias, seus usos e tendências para otimizar sua atividade.

Como você pôde ver, manter a organização e adotar essas práticas profissionais são o grande segredo para se diferenciar no mercado. Ao consolidar uma atuação melhor que a dos concorrentes, você poderá dar certo nos negócios e fazer a sua carreira decolar!

Além de todas as ações, ter a capacitação contínua é fundamental após se formar. Para compreender como isso pode ajudá-lo, veja por que investir em workshops depois de conquistar o diploma! Até a próxima!

Sobre o Autor

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Google+
Twitter
LinkedIn

Comentários