É praticamente impossível pensar em design e não pensar na Itália: o país tem tradição na moda, arquitetura, design e artes em destinos como como Roma, Florença, Milão e Verona. A Itália foi protagonista de diversos movimentos artísticos e culturais que transformaram a história e servem de influência até hoje. Do Coliseu ao atual Salone del Mobile, passando pelos canais de Veneza, a Itália é um polo criativo e encanta.

Em um cenário de pós-guerra, a rápida reconstrução industrial da Itália foi decisiva para consolidar o design e torná-lo líder no segmento. A união entre arquitetos e empresários, nesse momento de reestruturação da economia, abriu espaço para criações baseadas em inovações tecnológicas e pela inovação e rica experimentação dos italianos. Desde então, os arquitetos e designers italianos ditam tendências: são imensamente criativos, perfeccionistas e conhecidos por projetos inovadores e exuberantes ao redor do mundo.

Donatello, Rafael, Michelangelo e Leonardo da Vinci foram grandes mentes precursoras do design no período renascentista. Nos anos 1950, profissionais como Gio Ponto, Marco Zonuso, Marcello Nizzoli e os irmãos Castiglioni marcaram a história. Hoje em dia, nomes como Patricia Urquiola, Fabio Novembre, Simone Micheli e Paolo Ulian se destacam no cenário e vem apresentando seus trabalhos em importantes cidades italianas.

Milão é conhecida como uma das mais influentes no mundo sendo o berço do design e da moda. A cidade é a segunda maior do país, tem o PIB mais elevado da Europa e é o centro de negócios e finanças da Itália. Milão tem um rico patrimônio cultural e todos os anos recebe milhares de profissionais para a Semana de Design, que aconteceu em Abril. Esse ano, acompanhamos jovens arquitetas paulistanas que foram pela primeira vez ao evento e nos contaram sobre a experiência. 

Roma é um museu a céu aberto, abriga uma série de monumentos arquitetônicos da antiguidade, além de um valioso patrimônio artístico no Vaticano – Estado independente, pertencente à Igreja Católica e localizado no centro da capital.

Verona é uma das mais românticas da Itália: foi cenário da famosa tragédia de William Shakespeare, Romeu e Julieta. Possui um anfiteatro romano mais antigo que o Coliseu de Roma, onde é apresentado um importante festival de ópera durante o mês de agosto. É também um importante pólo econômico do país e onde acontece, todos os anos, a Marmomac: evento referência mundial em pedras naturais que reúne, todos os anos, profissionais do setor de arquitetura e construção que desejam se afirmar em um contexto cada vez mais especializado e competitivo

Em 2018, o Archathon – maior workshop Arch&design do Brasil vai premiar um trio de profissionais com uma viagem para conhecer Verona durante a feira. O desafio acontecerá entre os dias 5 e 8 de Junho dentro da Vitória Stone Fair e as inscrições já estão abertas até o dia 28 de Maio em: www.archathon.com.br

 

 

 

Sobre o Autor

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Google+
Twitter
LinkedIn

Comentários