Categorias: Conteúdo

Por que o briefing na arquitetura é importante e como estruturá-lo bem?

Sabe aquela primeira reunião que fazemos com o cliente para descobrir suas necessidades e traçar os caminhos para o projeto? Esse momento inicial é o que chamamos de briefing na arquitetura, uma das etapas mais importantes para garantir que o resultado do seu trabalho agrade o cliente.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o briefing na arquitetura e como estruturá-lo de maneira adequada e profissional. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é um briefing?

O termo tem origem na língua inglesa e significa “instruções”. É bastante utilizado na Publicidade e Propaganda, Arch&Design, Administração, entre outras áreas.

No documento do brienfing, você deve encontrar informações que oferecem o caminho para a execução do trabalho. Por essa razão, a sua leitura é um processo obrigatório para todos que estarão envolvidos no projeto.

Ele deve ser revisado e consultado quantas vezes for necessário, inclusive pelo cliente. Afinal, todo o trabalho será desenvolvido baseando-se nos dados contidos nesse documento.

Como um briefing na arquitetura deve ser estruturado?

Saiba, a seguir, quais são as características para montar um bom brienfing na área de Arch&Design.

Definição do perfil do cliente

Montar o perfil do cliente é muito importante para entender seus gostos e orientar o estilo de todo o projeto. Para isso, é importante prestar atenção:

  • estilo de vida do cliente;
  • se é casado ou solteiro;
  • se tem ou pretende ter filhos;
  • se for um projeto comercial, qual a história da organização, sua missão, valores etc.

É fundamental que tudo seja anotado. Alguns arquitetos, inclusive, utilizam um gravador para não perder nenhuma informação.

Objetivo do projeto

O segundo passo na hora de desenvolver um briefing é estabelecer o objetivo do cliente. Nesse momento, certifique-se de obter respostas para as seguintes questões:

  • o que é necessário ser desenvolvido?
  • o projeto será totalmente novo ou será um redesign?
  • o cliente tem exemplos e ideias prontas do que ele deseja que seja feito?

Você deve delinear um objetivo que não deixará margens de dúvidas sobre o resultado do projeto, de modo que todas as demandas do cliente sejam atendidas no final. Com as informações necessárias, ficará mais fácil fazer exatamente o que o cliente espera.

Descrição do cronograma

Estabelecer um cronograma com prazos adequados é fundamental para o acompanhamento das fases do projeto. Lembre-se de que o prazo tem relação direta com o preço que será cobrado pelo projeto. Se o cliente tiver urgência, e você precisa deixar de lado outras tarefas para atendê-lo, o valor deverá refletir esse nível de urgência.

Não prometa a finalização do projeto num prazo muito curto. Ser totalmente transparente com o cliente, informando-lhe o tempo realmente necessário para a elaboração do projeto, é uma ótima maneira de conquistar seu público e garantir novos negócios futuramente.

Referências anexadas

Um briefing completo e bem-estruturado deve conter referências de projetos que o cliente gostou. Ele mesmo pode trazer essas informações, dando-lhe detalhes sobre como deseja o seu projeto. Mas você pode reunir exemplos e anexá-los ao briefing, tendo como base os dados definidos no perfil do cliente.

Como visto, o briefing na arquitetura é um processo que, quando bem feito, garante o sucesso de todo o projeto. Não cumprir essa etapa ou não realizá-la da melhor maneira aumenta o risco de erros e frustrações por parte dos clientes, além de prejudicar a sua produtividade com retrabalhos.

Gostou do artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas novidades sobre o mercado da Arch&Design por e-mail.

ArchaTeam

Equipe @archademy.br

Posts Recentes

Maior concurso de arquitetura do país chega à região sul

Evento para arquitetos com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 35…

2 anos atrás

Maior construtech do país abre inscrições para concurso de arquitetura no Centro-Oeste

Promovido pela Archademy, o Archathon tem uma metodologia única de concorrência para o setor, com…

2 anos atrás

ArcelorMittal Tubarão e Archademy lançam desafio para arquitetos e designers de interiores capixabas

Interessados têm até 11 de maio para se candidatar a uma das 25 vagas para…

2 anos atrás

Archademy lança maior desafio de interiores do Brasil para arquitetos e designers com 4 edições regionais

Workshop com pegada de hackathon e metodologia única para o setor oferece 50 vagas por…

2 anos atrás

Pesquisa: o impacto comercial da Covid-19 para Arquitetos e Designers de Interiores.

Construtech realizou o maior levantamento do mercado em 2020 e agora busca um estudo ainda…

3 anos atrás

Neuroarquitetura: entenda como criar espaços para estimular o bem-estar

Você conhece a neuroarquitetura? O termo refere-se ao estudo da neurociência aplicada à arquitetura. Em…

4 anos atrás