Por que investir em workshops de Arquitetura ao se formar? Entenda!

Você sabia que investir em workshops de Arquitetura pode fazer toda a diferença para alavancar a sua carreira? Esse tipo de evento promove oportunidades incríveis para arquitetos e designers de interiores recém-formados.

Ingressar no mercado de Arquitetura e Design de Interiores e consolidar seu escritório não é uma tarefa fácil. A competitividade é alta e uma boa formação acadêmica já não basta para obter sucesso. Isso porque são áreas extremamente dinâmicas, em que inovações e novas demandas da sociedade surgem a todo instante.

Por isso, é preciso investir na capacitação contínua, conhecer as tendências e manter-se atualizado em relação à evolução técnica e tecnológica a fim de diferenciar-se no mercado.

Nesse cenário, os workshops de Arquitetura têm papel fundamental. Mas antes de conhecer os benefícios em participar desses eventos, você sabe como eles funcionam? Acompanhe!

O que é um workshop?

Por mais que o objetivo comum seja agregar conhecimento, workshops se diferem de cursos de especialização, seminários, palestras e congressos, principalmente, pelo seu formato e sua dinâmica.

A tradução literal da expressão é “oficina” e essa é uma ótima maneira de caracterizar esse evento. Trata-se de um treinamento de curta duração em que são explorados um ou mais temas específicos, no qual o objetivo principal é a aplicação prática dos conceitos discutidos.

Normalmente, a condução das atividades é feita por um moderador, responsável pela integração entre os participantes e os convidados — profissionais experientes, fornecedores, empresários, entre outros. Eles farão as exposições e se tornarão mentores durante o desenvolvimento, em grupos, das tarefas propostas.

De maneira geral, a dinâmica inclui uma explicação inicial sobre o tema, seguida por interações intensas entre os participantes. Essa troca de informações e opiniões é fundamental para embasar os trabalhos.

Finalmente, os grupos formados desenvolverão uma proposta, colocando em prática as soluções abordadas. A conclusão do evento envolve a análise dos resultados e, em alguns casos, premiações.

Quais os benefícios em participar de workshops de Arquitetura?

Aprimoramento da prática profissional

Nos workshops de Arquitetura é comum que a principal tarefa seja o desenvolvimento de um projeto com base nos assuntos abordados. Assim, você e seu grupo de trabalho terão a oportunidade de aplicar conceitos e praticar soluções, contando, ainda, com a orientação de profissionais experientes.

Além disso, a interação entre diferentes perfis profissionais e a integração entre áreas distintas de atuação promovem uma troca riquíssima de conhecimento, de experiências bem e malsucedidas e de técnicas alternativas.

Efetividade no aprendizado

De fato, a teoria é indispensável, mas só internalizamos o conhecimento e esclarecemos dúvidas ao colocar as mãos à obra. Afinal, as dificuldades aparecem, principalmente, quando executamos a tarefa, concorda?

Essa é uma grande vantagem dos workshops de Arquitetura em relação a palestras, aos seminários ou aos cursos: a aplicação prática dos conceitos, isto é, a possibilidade de testá-los de forma supervisionada e, até mesmo, de aprimorá-los.

Acesso a inovações e a tendências de mercado

Esse tipo de evento tem atraído muito profissionais e empresas voltados para as áreas de tecnologia, materiais eficientes e renováveis, soluções inovadoras e sustentáveis.

Isso porque o ambiente é extremamente propício para a apresentação dessas novidades, já que, frequentemente, os participantes são profissionais atuantes e buscam maneiras para se diferenciarem. Dessa forma, você se manterá atualizado sobre as novas tendências estéticas, tecnológicas e funcionais.

Mas isso não é o suficiente! Para destacar-se no mercado não basta ser um profissional diferenciado. É preciso investir na divulgação e na apresentação de seus projetos, bem como na gestão de seu negócio. E esses eventos também têm foco nessa demanda.

As oportunidades de aprendizado são inúmeras: softwares para apresentações gráficas — imagens humanizadas, em 3D e realidade virtual —, empreendedorismo, gestão de projetos e de obras, sustentabilidade e reaproveitamento energético e de materiais, captação de clientes, posicionamento estratégico, ações de marketing, entre muitos outros temas atuais.

Para completar, a legislação e as normas vigentes — especialmente da ABNT — também são temas presentes, com o propósito de disseminá-las de forma abrangente e, porventura, incentivar seu questionamento e propor alternativas de melhoria.

O mais relevante disso tudo é que as discussões, as dúvidas e as opiniões compartilhadas, além da chance de desenvolver um estudo de caso contribuem, de forma muito mais eficaz, para você se tornar apto a aplicar o conhecimento no seu dia a dia.

Ampliação de sua rede de contatos

Outro benefício bastante relevante é a possibilidade de ampliar seu network. E isso, no início da carreira, faz toda a diferença. Esses eventos são vistos como um excelente canal de comunicação entre marcas consolidadas e jovens profissionais.

Imagine as oportunidades de formar parcerias, além de conhecer empresas e cases de sucesso! Fazer parte dessa rede, com certeza, abrirá portas para você.

Possibilidade de expandir seus horizontes profissionais

Os workshops de Arquitetura contribuem não somente para você aprimorar seus conhecimentos e se atualizar. Eles servem como fonte de inspiração para novos trabalhos, bem como um incentivo a investir em outras áreas de atuação e se dedicar a outros segmentos de mercado.

Valorização profissional

Muitos desses eventos não têm como objetivo exclusivo o aprendizado, a divulgação de soluções e a troca de experiências. Eles são, também, oportunidades para você ser visto e para valorizar a sua marca, seja por meio da apresentação de propostas interessantes, seja pela participação em concursos de projetos.

Isso mesmo: alguns workshops contam, em sua dinâmica, com uma etapa — caracterizada como um concurso — para elaboração de um projeto real.

Muitas faculdades de Arquitetura e Design de Interiores já investem nessa ideia há um tempo, juntamente aos conhecidos encontros regionais, nacionais e internacionais de estudantes de Arquitetura. Mas esse formato ganhou força foi com o investimento de empresas privadas e dos grandes eventos de Arquitetura e Design de Interiores.

Esses concursos — muitas vezes em forma de maratona — têm atraído muitos escritórios consolidados ou recém-criados. Eles envolvem a elaboração de um projeto e seu julgamento por uma banca avaliadora, a premiação da proposta vencedora e sua ampla divulgação. Uma alternativa fantástica para impulsionar sua carreira, não é mesmo?

Esses eventos acontecem em todo o país — e também pelo mundo afora — e apresentam variações de abordagens e de objetivos. A Internet é uma ótima aliada para pesquisar quais deles interessam e como se inscrever.

Esperamos que você tenha se convencido sobre a importância de participar de workshops de Arquitetura. Que tal dar o primeiro passo e fazer parte de um dos principais eventos nesse formato? Descubra como se inscrever no Archathon e como participar da próxima edição

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Não tenho interesse, obrigado