foto de arquiteta mulher

O que é consultoria de arquitetura e como você pode realizá-la

Abrir o próprio escritório, escolher os projetos que te interessam e poder ter mais autonomia são alguns dos maiores sonhos dos jovens profissionais de arquitetura. Mas como alcançá-los? Para dar o primeiro passo, é preciso vislumbrar todas as possibilidades, por mais desafiador que isso possa parecer. Uma delas é a consultoria de arquitetura, e é disso que este post falará.

Já pensou em poder começar a construir sua cartela de clientes e fazer seu nome no mercado sem precisar de fazer grandes investimentos ou de dedicação integral? Sim, a consultoria arquitetônica é uma possibilidade real para dar aquele empurrãozinho na carreira e ainda aumentar a renda do mês!

Quer saber tudo sobre esse serviço? Como fazer, quando cobrar, a melhor forma de conseguir clientes e muito mais? Então, continue a leitura!

O que é a consultoria de arquitetura?

A consultoria de arquitetura é um serviço oferecido por profissionais de Arch&Design para apresentar soluções, tirar dúvidas e fazer sugestões sobre projetos, compra de imóveis, design de interiores e tudo mais que faça parte desse universo.

Como regra, ela é muito mais rápida e prática do que o atendimento convencional de arquitetura. Desse modo, exige menos do profissional e permite com que ele ofereça um valor bem mais acessível, o que facilita a prospecção de novos clientes.

Um consultor arquitetônico pode até fazer algumas reuniões presenciais com o novo cliente, mas a maioria do trabalho é feita online, o que proporciona horários mais flexíveis para a elaboração do trabalho. Esse tipo de atendimento é possibilitado, principalmente, por facilidades digitais como reuniões por vídeo, trocas instantâneas de informações, riqueza de detalhes nas plantas e softwares avançados de projetos em 3D.

Quais os tipos de consultoria de arquitetura?

Existem várias possibilidades de serviço que podem ser oferecidos dentro da consultoria de arquitetura. Confira!

Aquisição de terrenos

Topografia adequada, ventilação natural e incidência de luz solar são apenas algumas preocupações que devem ser levadas em conta na hora de comprar um terreno, mas poucas pessoas sabem avaliar esses pontos. Esse é um dos momentos em que o serviço de consultoria de um arquiteto é necessário. Afinal, você pode auxiliar o cliente a tomar a melhor decisão.

Design de interiores

Modificar a disposição dos móveis, trocar as cores das paredes ou mudar o estofamento do sofá são pequenas mudanças que podem transformar um ambiente com a ajuda de um consultor de arquitetura. Para isso, tudo que o profissional precisa são de boas imagens do local e das as medidas exatas, além de saber ouvir as demandas do cliente e trazer soluções criativas.

Compra de imóveis

Assinar o contrato de compra de um imóvel é um sonho e uma grande responsabilidade. Para garantir que aquele é um bom imóvel, o comprador pode contratar o acompanhamento e a consultoria de um arquiteto. Os olhos bem treinados do profissional poderão encontrar problemas que passariam batido por quem não entende muito do assunto, além de sugerir mudanças pontuais e a melhor maneira de dispor os ambientes.

Como trabalhar com consultoria arquitetônica?

Ao contrário do que acontece em um projeto arquitetônico convencional, a consultoria de arquitetura costuma ser voltada para questões pontuais, que demandem soluções rápidas e menos elaboradas. Por conta disso, muitos profissionais de consultoria podem intercalar esse serviço com outros trabalhos, mesmo que estes exijam horas rígidas in loco.

Algumas atividades podem necessitar de atendimento presencial, como é o caso da consultoria de terrenos. Entretanto, de modo geral, a consultoria de arquitetura é um serviço oferecido à distância, graças à arquitetura digital.

A primeira atividade que o profissional faz para um trabalho de consultoria pode ser bem familiar para quem já trabalha na área: ouvir as demandas do cliente, entender o que ele pretende ao contratar o trabalho e qual o orçamento disponível para o serviço.

Após colher essas informações, o profissional, dentro de um prazo combinado entre as duas partes, apresentará seu relatório, com as ponderações e orientações solicitadas pelos clientes. No caso da arquitetura de interiores, geralmente, também é enviado um projeto em 3D, a ser executado pelo próprio cliente.

Saiba precificar o serviço de consultoria

Precificar o próprio trabalho pode ser um enorme desafio, principalmente para quem está começando a construir a sua carreira. Você pode calcular os valores a partir do tamanho dos ambientes, ou das horas que gastará para realizar o projeto, por exemplo.

Invista na sua carreira

Em um mercado tão competitivo quanto o de Arch&Design, é fundamental ter algo a mais para oferecer aos clientes. Quanto mais diferenciado for o seu trabalho, mais você vai se destacar (e, aos poucos, poderá até começar a cobrar mais caro).

Por isso, é tão importante buscar constantemente por novos conhecimentos, com cursos de atualizações e workshops, além de se preocupar com um atendimento de qualidade e garantir que o cliente ficará satisfeito com o serviço prestado.

Conte com inovações da arquitetura digital

Não basta ter experiência na área e uma boa bagagem de conhecimentos — é muito importante que um bom profissional também esteja por dentro das novas tecnologias da sua área de trabalho. Muitos clientes, por exemplo, podem se incomodar bastante caso o projeto seja entregue com uma baixa qualidade de imagem e definição, por mais criativo que ele possa ser.

Consumidores buscam muito mais do que um bom produto. A tendência comercial da década é a “Experiência do Cliente”, portanto não descuide da forma com que você e o seu trabalho se apresentam.

Aprenda estratégias para prospectar clientes

Além das boas dicas que já demos aqui em cima, outras estratégias e cuidados são muito importantes na hora de prospectar clientes para a consultoria de arquitetura. Uma boa oratória, por exemplo, costuma ser fundamental para fechar o negócio. Assim como conhecer as pessoas certas e ter uma boa infraestrutura de trabalho.

A boa notícia é que você pode ter tudo isso na Archademy. Muito mais do que um coworking, somos um espaço de troca, onde você poderá conviver com outros profissionais, atender seu cliente em um espaço diferenciado e ainda ter acesso a workshops e conteúdos avançados. Vem conhecer a gente!

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Não tenho interesse, obrigado