Veja o que é Sketchup e como beneficia projetos de arquitetura

O Sketchup é um software desenvolvedor de imagens 3D. Por isso, é importante para qualquer projeto de arquitetura, já que permite criar ambientes e facilita a comunicação com clientes e fornecedores.

Assim como diversas outras ferramentas para a construção civil, o Sketchup torna o seu dia a dia mais simples e prático. Para atender às expectativas de seus clientes e aprender lidar com pessoas de opiniões diferentes, é de suma importância dominar esse programa e as suas principais funcionalidades.

Continue a leitura para entender mais sobre a ferramenta e como ela pode beneficiar seus projetos!

O que é Sketchup?

O Sketchup é um sistema que tem como objetivo criar imagens em 3D. Criado pela At Last Software, foi comprado pela Google e, hoje, é uma ferramenta que facilita a criação de maquetes e ambientes para projetos de arquitetura.

Ele apresenta uma variedade de texturas e funcionalidades, fazendo com que você crie figuras, objetos tridimensionais e diversas outras aplicações.

Para seu uso, existem diversos planos de assinatura, inclusive uma modalidade gratuita. Isso quer dizer que, caso você nunca tenha utilizado o Sketchup, é possível testar o software e se acostumar antes de comprar uma versão mais completa.

Por que utilizar a ferramenta?

Antes de instalar o Sketchup, entenda melhor quais são os seus principais benefícios.

Facilidade de uso

Sabe quando você começa a utilizar uma plataforma, passa por poucas e boas por não entender os menus e não consegue executar nem as ações mais simples? Então, os usuários do Sketchup não costumam enfrentar esses desafios, já que o software é de fácil aprendizado.

Com funcionalidades intuitivas, você consegue dominá-lo quando menos espera. Após o contato básico, é possível melhorar ainda mais seus resultados com cursos e workshops sobre o assunto.

Biblioteca online

O Sketchup tem uma comunidade que compartilha blocos tridimensionais e arquivos. A Warehouse 3D permite que qualquer pessoa que tenha uma conta da Google possa criar os seus modelos.

Dessa forma, fica mais fácil encontrar e aplicar, por exemplo, esquadrias, objetos decorativos, texturas de materiais e elementos estruturais em seus projetos.

Aceitação no mercado

Por mais que o AutoCad seja o software mais conhecido dos arquitetos, o Sketchup ganha cada vez mais adeptos. Desse modo, dominá-lo passou a ser um requisito básico para quem almeja crescer no mercado de trabalho.

Apenas lembre-se de que ele não é o único sistema utilizado por um profissional de arquitetura, fazendo parte de um conjunto de ferramentas necessárias para um bom trabalho na área.

Quais são as melhores dicas de uso do Sketchup?

Quer otimizar o seu trabalho dentro do software? Abaixo, você confere dicas que todo usuário do Sketchup deveria colocar em prática:

Use atalhos

Assim como no AutoCad e em outras ferramentas de desenho, o Sketchup também oferece atalhos no teclado para funcionalidades diferentes. Eles facilitam o acesso a funcionalidades, evitando que você entre em menus desnecessariamente. Além disso, você deixa a sua tela limpa.

Os principais atalhos para o Sketchup e os seus respectivos nomes em inglês são:

  • A – Arco (Arc)
  • C – Círculo (Circle)
  • F – Equidistância (OffSet)
  • L – Linha (Line)
  • R – Retângulo (Rectangle)
  • S – Escala (Escale)
  • Z – Zoom (Zoom)

Existem outros também:

  • Ctrl + S – Salvar
  • Ctrl + A – Selecionar Tudo
  • Ctrl + O – Abrir
  • Ctrl + Y – Refazer
  • Ctrl + Z – Desfazer
  • Ctrl + P – Imprimir
  • Ctrl + N – Fechar o programa
  • Alt + L – Camadas

O Sketchup ainda permite que você importe atalhos de outros softwares de arquitetura. Isso quer dizer que você não precisa ter comandos diferentes em duas ou mais plataformas — o que garante mais produtividade ao seu trabalho.

Salve arquivos na nuvem

Imagine perder horas de trabalho por causa de arquivos corrompidos. Isso não seria bom para a entrega do seu projeto, certo? Quem envia arquivos por e-mail ou os salva em pendrives corre riscos desnecessários.

Para evitar isso, salve os seus modelos na nuvem ao utilizar o Sketchup. Com isso, você conseguirá acessar seus arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora. Essa dica é importante para quem trabalha em mais de um escritório ou trabalha de casa também.

Inclusive, a versão gratuita do Sketchup oferece um armazenamento de 10 GB para os seus usuários. Caso você queira mais espaço, será necessário assinar um dos planos oferecidos. De qualquer forma, o OneDrive, o Dropbox e o Google Drive são outras opções de armazenamento de arquivos também.

Sempre atualize o Sketchup

Correções de bugs e atualizações são sempre bem-vindas, né? Portanto, é fundamental que você mantenha o seu Sketchup atualizado. Para tal, basta seguir os passos:

  • clicar no menu “Ajuda” na barra de ferramentas;
  • selecionar a opção “Verificar se há atualização”.

Em suas últimas atualizações, o programa tem se aproximado cada vez mais do BIM — uma tendência na engenharia civil e na arquitetura. Com a evolução dessa integração, você poderá criar projetos com maior nível de detalhamento, o que é ótimo para todos os envolvidos nos processos.

Use plugins

Os plugins de Sketchup servem para adicionar recursos à ferramenta. Com o uso do plugin correto, você consegue:

  • adequar texturas dos materiais;
  • trabalhar com formas orgânicas
  • empurrar várias superfícies de uma vez;
  • arredondar quinas;
  • separar geometrias em pequenos trechos
  • e muito mais!

Apenas tome cuidado para não instalar plugins demais. Quanto maior for o número dessas aplicações, mais pesado o programa fica, já que muitos carregam junto com a sua inicialização.

Nessas horas, pare de pensar que em algum momento você pode precisar de um certo plugin: deixe instalado apenas aqueles que são úteis para você. Caso você precise de uma nova funcionalidade em um momento no futuro, basta instalá-lo novamente.

Crie templates

Por último, mas não menos importante, você pode (e deve!) definir templates próprios. Eles são formados pelo conjunto de suas preferências, como unidades, layers, materiais e styles. Eles podem ser usados em novos projetos, não sendo mais necessário configurar todas as informações novamente.

Com a leitura deste post, você ficou por dentro do Sketchup: uma das principais ferramentas para um profissional de arquitetura. Entendeu também quais são as suas principais vantagens e como algumas dicas otimizam a sua rotina.

Portanto, comece a utilizar o Sketchup quanto antes, pois quem domina a ferramenta consegue criar projetos executivos diferenciados e construir e promover a sua própria identidade como arquiteta. Uma rotina de uso contante facilitará cada vez mais o entendimento do programa e a melhoria dos resultados obtidos.

A partir dessas dicas, você pode aplicar esses conhecimentos e participar de eventos como o Archathon. Aqueles que tiverem as melhores imagens 3D têm mais chances de serem finalistas da competição. Saiba mais acessando o site oficial do workshop!

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.