Arquitetura digital: entenda o que é e como implementá-la

O conceito de arquitetura digital, que ainda parece novo para muita gente, traduz uma nova forma de se trabalhar na área. Na captação de clientes, no gerenciamento de projetos, na concepção do design ou, até mesmo, durante o processo criativo, a verdade é que gadgets, plataformas digitais e redes sociais estão em todas as etapas e mudaram a estrutura do trabalho.

É por isso que, se antes eles eram vistos como auxiliares no dia a dia dos arquitetos, hoje são parte fundamental da rotina profissional. Quer entender um pouco melhor sobre como funciona a arquitetura digital? Continue a leitura e veja como ela pode ser aplicada em cada etapa do trabalho!

O que é a arquitetura digital?

A arquitetura é um dos mais amplos campos de trabalho. Existem profissionais que são especializados em design de interiores, enquanto outros preferem a concepção de grandes empreendimentos, ao mesmo tempo em que alguns se especializam no paisagismo e outros se debruçam a discutir problemas e soluções urbanísticas.

Nesse imenso leque, a arquitetura digital não é mais uma modalidade, mas uma solução, ou um modo de trabalho, que pode ser aplicada a todas elas. Com ela, a rotina de um escritório de arquitetura passa a ser mais rápida e eficiente, assim como a entrega dos projetos e o relacionamento com os clientes. Já considerou os benefícios de poder trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar? Acompanhe!

Como implementar a arquitetura digital?

Relacionamento com o cliente

Mesmo se você for do time que ainda prefere fazer o bom e velho contato ao vivo, não há como negar as facilidades que a arquitetura digital pode trazer para o relacionamento com o cliente — e não só na praticidade e agilidade dos aplicativos de mensagem.

Você, com certeza, já encontrou por aí aquele cliente que tem dificuldade em compreender e visualizar o projeto quando ele ainda está em fase de concepção, não é mesmo?

No entanto, já pensou em aproveitar dos softwares de desenho que possibilitam uma vivência completa do projeto? Embora o desenho 3D já seja possível há algum tempo, hoje muitos deles permitem, também, a integração com recursos de realidade virtual.

Além de fazerem com que os clientes se sintam dentro do próprio projeto, eles ainda vão lhe ajudar a propiciar uma experiência muito mais atrativa.

Design colaborativo

Muito além das plantas baixas, a arquitetura digital também pode ser útil no processo de concepção do projeto. Atualmente, o mais comum é que o cliente apresente as suas demandas e o profissional busque soluções para ele em um espaço isolado, o que muitas vezes pode fazer com que o arquiteto perca a luz do que era realmente importante, ou ainda mais sério, de qual era a maior oportunidade ali.

Aplicando as soluções da arquitetura digital, é possível trazer novas visões para o problema, apostando em um processo com mais interação, que aproxime o trabalho de criação com a real experiência dos usuários.

Mais agilidade na gestão

Para as mentes criativas de arquitetos de todo o mundo, lidar com as funções de gestão de um escritório pode ser um verdadeiro pesadelo. O mundo digital tem tudo a ver com agilidade, por isso aproveitar desse novo conceito para incluir softwares e aplicativos de gestão e controle vai deixar esses processos mais fáceis e rápidos, mesmo para quem não tem muita familiaridade com as tarefas.

A premissa da arquitetura digital pode se resumida em uma só: trazer soluções para o dia a dia da profissão por meios tecnológicos. Ou seja, a tendência é que esse campo se desenvolva mais, trazendo ferramentas que ainda nem foram inventadas.

Então, conta pra gente, com qual solução você sonha para deixar o seu trabalho ainda mais evoluído? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias!

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Não tenho interesse, obrigado