Portfólio online: por que todo escritório de arquitetura precisa dele?

Você sabia que 90% das compras hoje são decididas pela internet? E esse valor não vale só para o e-commerce, mas para todos os serviços e produtos, já que mesmo nos casos em que a venda é fechada na loja, o cliente já passou bastante tempo pesquisando online.

Na realidade do mercado Arch&Design esse fato também se aplica. Afinal, antes de eleger o melhor profissional para o serviço, a maioria dos clientes realiza uma pesquisa online e compara opções. Portanto, para essa tomada de decisão, um detalhe pode fazer toda a diferença: um portfólio online!

Aqui, é importante frisar que ter um site completo pode ser comparado a abrir seu escritório em um bom ponto da cidade, já que haverá mais visualização e reconhecimento para seus serviços. Nesse sentido, alimentar a sua página na web com imagens de seus trabalhos interiores (fotos ou projetos em 3D) é uma excelente maneira de conquistar clientes.

Quer saber tudo o que você precisa para montar o seu portfólio online? Continue e leitura!

O que é um portfólio online?

Elaborar seu portfólio online não é uma tarefa difícil, mas precisa ser feita com atenção. Ele deverá ser acessível a todos os futuros clientes para mostrar visualmente o seu trabalho. É interessante usar recursos tecnológicos que permitam uma experiência mais completa, como fotos ou projetos em 3D, que façam com que o interessado possa observar todos os detalhes do projeto e se sinta dentro daquele ambiente.

Recursos como esses, além de deixarem seu portfólio mais completo, também podem propiciar uma experiência mais agradável para quem busca esse tipo de serviço. Isso, por sua vez, valoriza o seu nome como profissional e ajuda a conquistar aquele cliente.

Como montar um portfólio online?

Abaixo, listamos tudo o que você precisa saber para montar seu portfólio online hoje mesmo. Continue a leitura!

Escolha um site para portfólio

Existem diversos sites especializados em hospedar portfólios online. Eles podem ser pagos ou gratuitos, sendo que aqueles com algum custo, geralmente, contam com recursos mais avançados.

Veja algumas opções:

Behance

É um programa ligado à Adobe que funciona, também, como uma rede social de Arch&Design, na qual são divulgadas vagas de emprego, oportunidades de workshops e muito mais.

Carbonmade

Essa é uma plataforma muito utilizada por designers e diretores de arte, pois oferece recursos como imagens, vídeos e arquivos em Flash. É um serviço gratuito, mas que permite o upload de, apenas, 35 imagens. Para incluir mais projetos, é preciso pagar um upgrade.

Seja organizado

Esse será seu cartão de visitas, sua imagem online como profissional. Por isso, é fundamental manter a página organizada. Outro ponto importante é lembrar de documentar bem seus projetos e salvá-los de modo que seja fácil resgatá-los para atualizar o portfólio.

Por fim, seja sucinto — mostre o que realmente importa, ou seja, não é necessário postar todos os trabalhos que já fez, mas sim aqueles que mostrem o seu diferencial.

Mantenha seu portfólio sempre atualizado

Manter apenas projetos antigos no seu portfólio online de arquitetura pode passar a impressão de que você está fora do mercado. Por isso, procure mantê-lo atualizado e inclua novos trabalhos sempre que possível.

Viu só? Destacar-se no mercado online do Arch&Design é muito importante, mas demanda cuidado. Dessa forma, separe uma parte do seu dia para que tudo possa ser feito com tranquilidade e atenção.

Quer receber mais dicas como essas diretamente no seu email? Assine a nossa newsletter!

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.


Não tenho interesse, obrigado