Por que o briefing na arquitetura é importante e como estruturá-lo bem?

Sabe aquela primeira reunião que fazemos com o cliente para descobrir suas necessidades e traçar os caminhos para o projeto? Esse momento inicial é o que chamamos de briefing na arquitetura, uma das etapas mais importantes para garantir que o resultado do seu trabalho agrade o cliente.

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o briefing na arquitetura e como estruturá-lo de maneira adequada e profissional. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que é um briefing?

O termo tem origem na língua inglesa e significa “instruções”. É bastante utilizado na Publicidade e Propaganda, Arch&Design, Administração, entre outras áreas.

No documento do brienfing, você deve encontrar informações que oferecem o caminho para a execução do trabalho. Por essa razão, a sua leitura é um processo obrigatório para todos que estarão envolvidos no projeto.

Ele deve ser revisado e consultado quantas vezes for necessário, inclusive pelo cliente. Afinal, todo o trabalho será desenvolvido baseando-se nos dados contidos nesse documento.

Como um briefing na arquitetura deve ser estruturado?

Saiba, a seguir, quais são as características para montar um bom brienfing na área de Arch&Design.

Definição do perfil do cliente

Montar o perfil do cliente é muito importante para entender seus gostos e orientar o estilo de todo o projeto. Para isso, é importante prestar atenção:

  • estilo de vida do cliente;
  • se é casado ou solteiro;
  • se tem ou pretende ter filhos;
  • se for um projeto comercial, qual a história da organização, sua missão, valores etc.

É fundamental que tudo seja anotado. Alguns arquitetos, inclusive, utilizam um gravador para não perder nenhuma informação.

Objetivo do projeto

O segundo passo na hora de desenvolver um briefing é estabelecer o objetivo do cliente. Nesse momento, certifique-se de obter respostas para as seguintes questões:

  • o que é necessário ser desenvolvido?
  • o projeto será totalmente novo ou será um redesign?
  • o cliente tem exemplos e ideias prontas do que ele deseja que seja feito?

Você deve delinear um objetivo que não deixará margens de dúvidas sobre o resultado do projeto, de modo que todas as demandas do cliente sejam atendidas no final. Com as informações necessárias, ficará mais fácil fazer exatamente o que o cliente espera.

Descrição do cronograma

Estabelecer um cronograma com prazos adequados é fundamental para o acompanhamento das fases do projeto. Lembre-se de que o prazo tem relação direta com o preço que será cobrado pelo projeto. Se o cliente tiver urgência, e você precisa deixar de lado outras tarefas para atendê-lo, o valor deverá refletir esse nível de urgência.

Não prometa a finalização do projeto num prazo muito curto. Ser totalmente transparente com o cliente, informando-lhe o tempo realmente necessário para a elaboração do projeto, é uma ótima maneira de conquistar seu público e garantir novos negócios futuramente.

Referências anexadas

Um briefing completo e bem-estruturado deve conter referências de projetos que o cliente gostou. Ele mesmo pode trazer essas informações, dando-lhe detalhes sobre como deseja o seu projeto. Mas você pode reunir exemplos e anexá-los ao briefing, tendo como base os dados definidos no perfil do cliente.

Como visto, o briefing na arquitetura é um processo que, quando bem feito, garante o sucesso de todo o projeto. Não cumprir essa etapa ou não realizá-la da melhor maneira aumenta o risco de erros e frustrações por parte dos clientes, além de prejudicar a sua produtividade com retrabalhos.

Gostou do artigo? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber as nossas novidades sobre o mercado da Arch&Design por e-mail.

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Nos siga no Instagram

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram access token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot

 

como fechar um projeto