Como a realidade virtual e aumentada tem moldado a arquitetura

Utilizar um artefato que muda completamente a nossa realidade ou adiciona elementos virtuais à vida real era, há poucos anos, digno de filme de ficção científica, não é? A realidade virtual e aumentada transformaram esse paradigma e já estão sendo aplicadas em projetos de Arch&Design.

A busca constante por inovação é o que tem revolucionado uma das profissões mais antigas do mundo, a de arquiteto. Utilizar as ferramentas tecnológicas mais modernas tem garantido vantagens competitivas para milhares de profissionais desse mercado, independentemente da especialização.

Nesse sentido, a realidade virtual garante aos clientes uma experiência valiosa, ao permitir que eles passeiem em ambientes que simulam o futuro imóvel, antes mesmo de o projeto sair do papel. A realidade aumentada, por sua vez, possibilita que sejam adicionados virtualmente elementos a espaços físicos que já existem.

Gostou do tema? Continue a leitura e entenda em mais detalhes a diferença entre as duas tecnologias e por que você deve utilizá-las nos seus projetos arquitetônicos. Vamos lá?

Diferença entre realidade virtual e aumentada

Embora o nome seja similar, essas duas tecnologias têm objetivos e características distintas. Saiba melhor a seguir:

Realidade virtual

A realidade virtual substitui a realidade que visualizamos no dia a dia por um conteúdo inteiramente virtual. O ambiente é 100% criado por um computador, permitindo que o usuário acesse jogos, visite pontos turísticos, entre em cenários e se movimente dentro deles.

Essa experiência pode ser feita por meio de óculos ou capacete de imersão. Dessa forma, o usuário se sente verdadeiramente dentro de uma realidade que não é a sua.

Realidade aumentada

A realidade aumentada projeta componentes sobre o mundo real, como gráficos, mapas, imagens e textos. Em suma, essa tecnologia inclui elementos que podem interagir e modificar a realidade que já existe, mas que não a substituem inteiramente.

Portanto, para usar a realidade aumentada, é necessário um objeto ou espaço real sobre o qual os elementos serão aplicados. Dessa forma, dispositivos como câmeras que conseguem reproduzir essa realidade são conectados a um programa capaz de interpretar o sinal transmitido pelos equipamentos.

Maneiras de aplicar essas tecnologias na Arch&Design

As ferramentas de realidade virtual e aumentada voltadas para o universo da arquitetura e design de interiores estão cada vez mais acessíveis. Isso se reflete não apernas por conta do preço, mas também pela facilidade de utilização.

Por exemplo, existem programas de realidade aumentada que podem ser usados por qualquer dispositivo IOS e Android, fornecendo visualização 3D e em tempo real para projetos arquitetônicos.

Quanto à realidade virtual, já é possível apresentar ao cliente projetos em 360º por meio de óculos ou capacete de imersão, permitindo que ele se movimente em ambientes totalmente virtuais, que simulam o projeto de reforma ou construção.

Vantagens competitivas da realidade virtual e aumentada

Sabemos que um dos principais desafios de arquitetos e designers de interiores é alcançar ou superar a expectativa do cliente. Afinal, é comum projetar todo o sonho de reforma ou da casa nova na mão desses profissionais.

Com essas tecnologias, é possível antecipar o resultado final a partir de uma experiência altamente inovadora. Você agrega muito mais credibilidade e reduz as chances de erros ou dúvidas por parte de clientes e de outros responsáveis pelo projeto.

Essas tecnologias já estão presentes no dia a dia de muitos profissionais, e nas atividades da arquitetura não é diferente. A realidade virtual e aumentada estão integradas à noção de arquitetura digital. Como vimos, utilizá-las potencializa a experiência que é fornecida ao seu cliente e agrega vantagens de mercado valiosas.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro dos melhores conteúdos e novidades sobre o universo da Arch&Design.

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Liberamos, de forma GRATUITA, nossa plataforma de capacitação para arquitetos.

Clique no botão abaixo e inscreva-se em nossa plataforma digital para ter acesso a diversos conteúdos envolvendo temas essenciais para o fortalecimento de um escritório, como precificação, redes sociais, nicho de mercado, além do curso completo Propostas Irresistíveis, que vai ter ajudar a fechar mais projetos, valorizar o seu trabalho e eliminar de vez a necessidade de oferecer descontos.