Conheça as principais áreas de atuação do arquiteto e escolha a certa

Foram 5 longos anos de muito estudo, dedicação, pesquisa e noites em claro. Finalmente, o tão sonhado diploma está nas suas mãos, e o sentimento que ele traz é um misto de alegria, orgulho e dúvida. Pois é, dúvida!

Se você também está incerto quanto aos caminhos a partir de agora, não se sinta sozinho, porque isso é mais comum do que se imagina em muitos arquitetos recém-formados. Isso porque o mercado é bastante amplo, sendo diversas as possibilidades de áreas de atuação do arquiteto.

É por isso que decidimos elaborar este artigo e mostrar as opções de carreira que você pode seguir, bem como as melhores tendências para o segmento! Confira!

Como está o mercado de arquitetura?

O mercado da arquitetura no Brasil tem se alterado bastante ao longo dos anos. Um dado interessante, por exemplo, é que há 30 anos, ele era predominantemente masculino. Hoje em dia, no entanto, de acordo com um estudo feito pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo, mais de 60% do mercado brasileiro é formado por mulheres na faixa dos profissionais em atividades até os 40 anos.

Outra informação interessante é sobre o aumento significativo no número de arquitetos e urbanistas que fizeram pós-graduação. Isso mostra que esses profissionais estão constantemente buscando por aprimoramento, estando aí o diferencial para o sucesso na carreira.

Quais são as principais áreas de atuação do arquiteto?

Finalmente, chegamos à parte mais esperada deste artigo. Veja abaixo quais as possibilidades profissionais do arquiteto e as tendências para os próximos anos!

Interiores

Interiores, por definição da IFI (International Federation of Interior Architects/Designers), é qualquer espaço de convívio humano, sendo a disciplina de interiores destinada a ajudar a humanidade em todas as suas funções e atividades.

Na Arquitetura ou Design de Interiores, o profissional realiza projetos e serviços para a construção de um espaço interno. Deste modo, tudo que afetará a habitação humana, incluindo materiais, acabamentos, requisitos elétricos, encanamento, iluminação, ventilação, ergonomia e uso inteligente do espaço.

Planejamento Urbano

Como o próprio nome já diz, o profissional dessa área realiza o planejamento de cidades, regiões e bairros, objetivando sempre oferecer à população qualidade de vida, conforto e bem-estar.

É importante ressaltar que esse segmento está diretamente relacionado a questões políticas, o que, sem dúvidas, traz uma enorme carga de responsabilidade.

O aumento constante da população fez com que surgissem novos problemas urbanos, motivo que faz o arquiteto urbanista ser tão requisitado nos últimos tempos.

Paisagismo

O arquiteto paisagista desenvolve espaços que promovem uma melhor interação entre o homem e o meio ambiente. Ele pode criar projetos tanto de paisagens urbanas quanto naturais, além de construção residenciais, comércios etc.

É esse arquiteto que analisa a topografia do espaço, trabalhando pela aprovação de todo o projeto pelos órgãos governamentais. Mas não é só com verde que esse profissional trabalha!

Ele também pode desenvolver projetos luminotécnicos, adequação de revestimento de piso externo, entre várias outras funções.

Restauração de edifícios

A nomenclatura é autoexplicativa: o profissional dessa área trabalha restaurando prédios e construções. Mas não é só isso! Ele também atua no reparo de obras de arte, objetos e documentos de valor histórico. Em suma, ele deve ser um apaixonado por história!

Além disso, o arquiteto restaurador também precisa dominar técnicas e conhecimentos que dizem respeito à temperatura, à umidade, às colorações e tinturas etc.

Acompanhamento e Administração de Obra

É esse profissional que fará o acompanhamento de todo o processo de uma obra, garantindo a segurança de todos os envolvidos e que tudo saia de acordo com o que foi estabelecido no projeto inicial.

Como você pôde ver, as áreas de atuação do arquiteto recém formado são bastante amplas, devendo esse profissional levar em consideração na hora da escolha, além de seu gosto pessoal, as tendências mais promissoras para o futuro. Além disso, é importante que ele invista cursos de especialização e networking.

Gostou do artigo? Ele ajudou você a ter uma melhor noção das duas possibilidades de atuação? Então siga o nosso perfil no Instagram e curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos melhores conteúdos e novidades sobre esse universo!

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *