Saiba o que é e quais são os principais benefícios de um coworking

Você já deve ter percebido que atualmente o mundo passa por diversas modificações em relação às interações sociais. Como exemplos, podemos citar as diferentes possibilidades de transporte nos meios urbanos, a oportunidade de abrir uma conta bancária de forma online e entre outros. Neste contexto, as relações trabalhistas também vêm sofrendo alterações consideráveis, como é o caso do coworking.

Antigamente era regra uma empresa ter a sua sede própria, isto é, se estabelecer em um local (seja em um edifício inteiro, seja apenas em um andar de um prédio) totalmente exclusivo para as suas necessidades. Porém, essa forma de trabalhar já não é mais tão praticada assim, sendo ela aos poucos substituída por um modelo muito mais vantajoso e alinhado com as demandas atuais.

Sendo assim, mostraremos para você neste post tudo sobre o que é coworking, quais os seus benefícios e o que avaliar na hora de escolher um. Boa leitura.

O que é coworking?

Criado inicialmente nos Estados Unidos em 2005, coworking nada mais é do que um espaço de trabalho destinado simultaneamente a diversos profissionais e empresas. Em outras palavras, é um local onde é possível reunir várias pessoas com diferentes estilos e trajetórias, contudo, todas com a mesma finalidade: trabalhar.

Caracterizado essencialmente por ser um ambiente democrático e bastante funcional, o modelo coworking surgiu no Brasil por volta de 2008, e vem crescendo exponencialmente a cada ano, já que ao aderir a essa forma de trabalho os gastos com aluguel e infraestrutura são absurdamente reduzidos.

Como funciona o coworking?

Basicamente o proprietário do imóvel providencia toda a infraestrutura e recursos classificados como imprescindíveis para o desempenho de atividades de trabalho (internet boa, água, luz, rede telefônica etc). Dessa forma, o dono do estabelecimento mensura o valor total das despesas (incluindo os gastos com manutenção) e chega a uma quantia referente aos custos por hora daquele local.

Posteriormente, após incluir a sua margem de lucro, o proprietário disponibiliza diferentes planos (diária, mensal, por hora e entre outros) para que as pessoas possam usufruir do espaço, utilizando-o assim para o trabalho.

Há alguns anos essa prática era inimaginável de ser aplicada (seja devido a empecilhos legais, seja pelo provável preconceito que o mercado comercial a definiria). Entretanto, como nós vivemos hoje em uma sociedade que felizmente sempre procura otimizar as relações por meio de soluções inteligentes, atualmente o coworking é uma realidade no Brasil e em grande parte do mundo.

Coworking no Brasil

No Brasil este mercado já conquistou muitos adeptos, isso porque todos os 26 estados brasileiros (mais o Distrito Federal) já registram coworkings espalhados por suas diversas cidades, chegando a incríveis 1.194 unidades só no ano de 2018, reunindo mais de 214 mil colaboradores de várias áreas profissionais.

Uma tendência que já podemos acompanhar, é a preferência de empresas e profissionais por ambientes de coworking ao invés de espaços corporativos convencionais. E, entendo essa demanda, para 2020 os espaços de coworking estão visando determinados nichos de mercado, com espaços destinados apenas a mulheres empreendedoras, a aulas de gastronomia, por exemplo, promovendo a interação de profissionais do mesmo mercado.

Quais os benefícios do coworking?

São vários os benefícios que uma pessoa ou uma equipe de trabalho garantem ao escolher trabalhar em um coworking, os principais são:

Ter mais produtividade

Imagine você trabalhando em um lugar onde toda a infraestrutura e recursos já estão sendo disponibilizados da melhor forma possível, ou seja, não haverá preocupações e perda de tempo, por exemplo, para solucionar possíveis problemas com a internet e outros serviços. Isso porque essas questões são de responsabilidade do proprietário do imóvel, o qual obrigatoriamente precisa garantir as boas condições do local para todas as pessoas.

Com isso, há um aumento da produtividade, visto que todo o tempo passado no coworking será exclusivo para as tarefas de trabalho, possibilitando assim alcançar a uma excelente relação horas no trabalho/produção efetiva.

Para exemplificar, segundo o Censo Coworking Brasil, 76,8% das pessoas declararam que trabalhar em um coworking aumentou de alguma forma a sua produtividade, isso tudo devido ao conforto e a descontração encontrados por elas nestes modernos ambientes corporativos.

Fazer networking

Em um mesmo coworking pode haver equipes de trabalho dos mais variados ramos comerciais, desde escritórios de advocacia até profissionais do ramo da engenharia e arquitetura. Isso é ótimo, pois, facilita a interação dos profissionais – caso necessária – e aumenta também o networking dos frequentadores, já que o próprio local de trabalho propicia naturalmente o contato direto com diversos profissionais.

Melhor custo-benefício

Não deve ser novidade para você que um aluguel em uma área comercial boa – principalmente se for nas capitais ou nos grandes centros urbanos – é um investimento consideravelmente elevado. Sem contar que após locar um espaço, uma empresa que deseja iniciar suas atividades em um ambiente exclusivo precisa também providenciar todo o aparato e infraestrutura mínima para o seu devido funcionamento.

Já no coworking – como vimos acima – todos esses gastos são drasticamente minimizados, pois, o proprietário passa a alugar a área de forma simultânea para várias empresas e profissionais autônomos, o que consequentemente abaixa o valor cobrado.

Cabe relembrar ainda as vantagens que você tem de não se preocupar em investir na infraestrutura do local, o que potencializa ainda mais o custo benefício.

Qualidade de vida

Engana-se quem acha que esse serviço reflete em benefícios apenas no ambiente de trabalho. Isso porque para 67% das pessoas que frequentam coworking, o seu convívio social melhorou consideravelmente. Além disso, para 37% delas a relação com os familiares também sofreu alterações para melhor, refletindo deste modo na qualidade de vida.

O que avaliar para escolher um coworking?

Mesmo sabendo que o coworking garante inúmeras vantagens para o seu público alvo, vale destacar alguns quesitos que precisam ser avaliados na hora de defini-lo, com intuito assim de elevar os benefícios dessa prática.

Horário de funcionamento

Tem pessoas que gostam de trabalhar de manhã, outras têm a sua produtividade aumentada na parte da tarde, e também tem aqueles que preferem o período noturno para o início dos trabalhos. Por isso, é fundamental que seja verificado com antecedência o horário de funcionamento do coworking que você deseja aderir, para que assim o seu período de maior produtividade esteja alinhado com os horários de abertura do local.

Localização

O local onde se encontra o coworking também é um bom parâmetro para ser observado, até porque é importante garantir um espaço comercial estrategicamente vantajoso, de forma assim a assegurar todos os benefícios que uma localização apropriada possibilita (boa visibilidade, fácil acesso tanto de clientes quanto de funcionários, maiores chances de captação de recursos etc).

Acessibilidade

Pesquisar sobre a qualidade da acessibilidade ao coworking desejado merece igual atenção. Sendo assim, veja se há meios de transporte viáveis para a chegada com agilidade ao local, além disso, se a região sofre com engarrafamentos e se há vias ao redor que garantam o deslocamento rápido.

Portanto, após entender o que é coworking, bem como saber quais as vantagens que ele proporciona, é fácil perceber que esse modelo de trabalho tende a ser cada vez mais comum na sociedade. Além disso, é interessante mencionar que essa prática não está restrita a um grupo específico de profissionais, isto é, são várias as atividades de trabalho que podem ser executadas com qualidade em um coworking.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário no post e compartilhe conosco suas experiências profissionais em um coworking.

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *