arquiteto

Como o local de trabalho influencia na sua carreira de arquiteto

Já parou pra pensar que muitos fatores interferem na qualidade dos seus projetos? “A escolha do local de trabalho é decisiva, pois, como comprova a neurociência aplicada à arquitetura, o ambiente tem impacto direto no comportamento e, consequentemente, na performance.”, explica Priscilla Priscilla Bencke, Arquiteta e Consultora de Qualidade em Escritórios (Quality Office Consultant – Alemanha), especialista em Neurociência aplicada aos Ambientes de Trabalho (Neuroscience for Architecture – Newschool/EUA).

Ou seja, não basta ter acesso às melhores ferramentas de trabalho, informações sobre produtos, materiais e tendências do mercado, a sua produtividade diária está diretamente relacionada à configuração do seu local de trabalho. Afinal, o que é melhor para a carreira de um arquiteto: a segurança dos espaços tradicionais ou a inovação dos ambientes modernos?

É o que você descobrirá neste artigo que preparamos sobre o assunto Confira!

Home office

Um mundo conectado abre possibilidades para que muitos serviços sejam executados remotamente, isto é, fora do ambiente corporativo comum. Essa onda de pessoas que preferem exercer trabalhos em diferentes lugares só cresce e atinge, inclusive, os arquitetos.

Entre os espaços que se transformam em local de trabalho está a própria residência do profissional. A modalidade, conhecida como home office, consiste em atuar dentro de um recinto doméstico adaptado — uma sala, quarto ou ateliê, por exemplo.

É possível trabalhar de casa em tempo integral ou em apenas alguns dias da semana. Em todo caso, é preciso bastante organização para que vida pessoal e profissional não se misturem e sejam aproveitadas apenas em momentos apropriados.

Vantagens

Os principais benefícios do home office incluem comodidade, conforto e flexibilização de horários. A rotina informal possibilita ao arquiteto trabalhar nos períodos em que se sente mais produtivo. Outro ponto a favor está na economia com transporte, alimentação e outras despesas que seriam necessárias para manter um escritório funcionando.

Desvantagens

Uma casa tem distrações que precisam ser evitadas, como barulho da televisão, animais de estimação e crianças. Para quem é pouco disciplinado ou tem dificuldades em se concentrar, isso pode ser um desafio. Também é preciso considerar que no home office o profissional trabalha sozinho e pode sentir falta da interação com outras pessoas.

Escritório próprio

Montar uma empresa e garantir que seu nome seja rapidamente reconhecido é o sonho de muitos arquitetos. Prova disso está na grande quantidade de profissionais que preferem abrir escritórios para reforçar uma marca e começar a desenvolver projetos arquitetônicos com seus sócios.

Nesses casos, o local de trabalho pode ser tanto uma sala comercial alugada (geralmente em um edifício corporativo) quanto um imóvel que esteja no nome do profissional. Independentemente da escolha, é crucial garantir que o ambiente seja facilmente encontrado pelo público.

Vantagens

Um dos grandes benefícios do escritório está na qualidade do espaço. Com essa modalidade é possível ter uma sala própria para receber clientes com conforto, além de área suficiente para instalar o mobiliário e todos os recursos utilizados nos trabalhos. Ao contrário do home office, uma sala comercial tem boa visibilidade e ajuda a atrair potenciais clientes.

Desvantagens

O principal desafio enfrentado por quem deseja ter um escritório de arquitetura é o investimento. Afinal, como toda empresa em início de operação, exige recursos suficientes para preparar o local, adquirir equipamentos, desenvolver estratégias de marketing, dentre outras ações importantes. O processo de abertura de empresa pode ser burocrático e considerado um incômodo para muitas pessoas.

Coworking

Esse modelo se baseia no compartilhamento dos espaços e dos recursos de um escritório. Assim, permite que profissionais de diversas áreas e de diferentes empresas executem seus trabalhos no mesmo ambiente. Não é à toa que o conceito de coworking se popularizou e hoje é cada vez mais valorizado por arquitetos.

Esse tipo de local de trabalho é facilmente encontrado em grandes cidades, principalmente nas capitais. Inclusive, é muito procurado por profissionais autônomos que atuam em home office e, vez ou outra, precisam de um espaço adequado e com credibilidade para encontrar seus clientes.

É possível encontrar coworkings adaptados para receber profissionais de áreas específicas, como Design e Arquitetura. São ambientes exclusivos que contam com estações de trabalho e instrumentos adequados para o desenvolvimento de serviços característicos dessas profissões.

Vantagens

Compartilhar a área de trabalho permite dividir custos relacionados à manutenção e à administração do escritório com outros profissionais. Isso faz com que o arquiteto consiga focar no que realmente importa e atender seus clientes a qualquer momento, no coworking mais próximo.

Trabalhar em um local frequentado por pessoas de outras empresas e especialidades também promove o networking, que pode resultar no fechamento de novas parcerias e modelos de negócios. Você, como arquiteto, pode até trocar ideias sobre assuntos variados, inclusive reforma e decoração.

Desvantagens

O barulho e a falta de privacidade poderiam ser apontados como pontos negativos do coworking. No entanto, muitos desses espaços já contam com salas individuais para a realização de reuniões, palestras e conversas com clientes. Nesse sentido, a dica é avaliar a estrutura de diferentes ambientes para encontrar um que esteja alinhado ao que você procura.

Aceleradora para arquitetos

E se você pudesse ter todas as vantagens de um coworking , só que altamente segmentado e com acesso a ferramentas que ajudassem no desenvolvimento do seu escritório? Essa é a proposta da Archademy, primeira e única aceleradora para escritórios de Arquitetura e Design de Interiores do mundo.

Com a primeira unidade em São Paulo, no Itaim, a Archademy oferece um espaço moderno, com instalações e serviços para aumentar a performance dos profissionais da Arquitetura e Design de Interiores. O objetivo é colaborar para o crescimento de diversos escritórios, fazendo com que tenham mais chances de se consolidar no mercado.

Como Membro da Archademy você pode participar de eventos, fazer networking, estabelecer parcerias e pôr em prática diversas estratégias para alcançar os melhores resultados.

Levantamento conduzido em 2019, nos Estados Unidos, pela empresa Gensler, uma das mais importantes e influentes firmas de arquitetura e design do mundo, constatou que o uso de espaços compartilhados são associados à melhor eficácia e experiência, principalmente para colaboração e conexão. Para Camila Mantovani, do Retail Box, “Um dos maiores benefícios da Archademy é a possibilidade de parcerias entre os escritórios”.

Em termos de funcionalidades, a Archademy oferece:

✓ 1 Estação de Trabalho

✓ Estrutura de Alto Padrão

✓ Salas para Reunião com Clientes e Fornecedores

✓ Biblioteca de amostras

✓ Espaço de descompressão

✓ Eventos sociais e profissionais

✓ Workshops

✓ Mentoria Comercial

✓ Orçamentos

✓ Treinamento para especificar mais e melhor

✓ Condições especiais para vendas de produtos

Como pôde ver, vale a pena explorar essa possibilidade e, quem sabe, fazer parte da única aceleradora voltada para o mercado de Arquitetura e Design de Interiores. Frequentar um local de trabalho pensado para suas necessidades certamente fará a diferença nos resultados das vendas, entregas e outros processos.

Quer saber mais sobre a Archademy e conhecer os planos disponíveis? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!

como fechar um projetoPowered by Rock Convert

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.