Crescimento profissional: saiba o que fazer para acelerar sua carreira

Ter um bom reconhecimento no mercado é um desejo comum entre os trabalhadores, afinal, quem não gostaria de conquistar sucesso profissional ao fazer o que ama, não é mesmo? Acontece que o caminho para chegar à vitória é desafiador — mas não é impossível! Para que você consiga trilhá-lo com tranquilidade, precisa investir no seu crescimento profissional.

Conquistar as melhores oportunidades, fortalecer sua marca no mercado de Arquitetura e Design de Interiores, ter uma clientela fiel e sentir-se feliz com a função que desempenha. Parece muito?

E é! Por isso, tenha em mente que o sucesso é o resultado da sua produtividade, disciplina e mindset. A boa notícia é que você pode se preparar para fazer tudo isso de maneira mais eficiente. Na verdade, existem vários passos a serem seguidos, e queremos compartilhar os melhores com você. Neste artigo, você pode conferir as principais dicas para desenvolver um excelente crescimento profissional. Boa leitura!

Organize o seu dia a dia

Bom, do que adianta tentar seguir uma carreira de sucesso se você não tem organização no seu trabalho? Esse é um dos primeiros passos para colocar a sua profissão no eixo e identificar os pontos que você pode melhorar a sua produtividade, atenção e planejamento.

Vamos pensar juntos: não é nem um pouco proveitoso realizar diversas atividades ao mesmo tempo, concorda? Ainda que a característica de multitarefas venha sendo destacada por alguns profissionais, ela também é compreendida como um fator importante na manutenção do estresse ocupacional — que, vamos combinar, diminui a sua produtividade e qualidade de vida.

Nesse sentido, quando você separa um momento na sua agenda (que tal fazer isso já na noite anterior?), para elencar suas prioridades, definir os eventos e reuniões a serem feitas, assim como organizar os seus horários por períodos, fica muito mais fácil otimizar o seu tempo.

A gestão do seu tempo com certeza vai aumentar a sua produtividade. Elencamos algumas técnicas conhecidas no mercado:

  • método Pomodoropausas alternadas, dividindo as horas em períodos de foco total e intervalos curtos para descanso;
  • método Kanban: organização de demandas por status, como “a iniciar”, “em andamento” e “concluído”, distribuindo as tarefas em quadros com essas classificações;
  • método GTD: foco na execução, desenvolvendo um fluxo que ajuda a organizar as demandas em etapas como “caputar”, “esclarecer”, “organizar”, “refletir” e “engajar”.

Priorize a organização como um diferencial competitivo: planejamento e eficiência é o que muitos clientes buscam em profissionais qualificados.

Invista no autoconhecimento

Alinhado à organização, outra excelente atitude para ter um bom crescimento profissional é o autoconhecimento. Isso porque não tem como realizar um bom planejamento se você não sabe como a sua mente e o seu corpo funcionam no cotidiano — seja o ocupacional ou o de lazer.

Dessa maneira, investir no autoconhecimento faz com que outra perspectiva da sua realidade venha à tona, permitindo a identificação de novas oportunidades na sua carreira, bem como fortalecendo a sua confiança para conquistar um cliente difícil, por exemplo. Tenha em mente que quanto mais você conhecer a sua personalidade, mais chances você terá de alcançar o sucesso profissional.

A nossa dica de ouro é, então, dedicar um momento da sua semana para olhar para o seu dia a dia, identificar o que você faz no seu tempo livre, como lida com os colegas de trabalho, suas ambições profissionais e seus medos e limitações. Isso abre uma grande porta para você explorar sua verdadeira personalidade.

Vale lembrar que caso sinta necessidade, é sempre possível contar com ajuda profissional — como de psicólogos — para mediar a sua jornada de autoconhecimento, te auxiliando a enfrentar com mais facilidade os desafios do mercado de trabalho.

Aprimore seu networking

Com certeza você já ouviu falar que o networking é um dos pilares de uma carreira de sucesso, não é mesmo? Ter bons contatos e criar uma comunicação eficiente com pessoas influentes do mercado Arch&Design é uma das melhores formas de montar uma boa relação com profissionais qualificados, além de ampliar sua clientela.

Mas, afinal, como fazer um bom networking? Bom, existem muitas maneiras para você aprimorar sua rede de contatos, mas queremos destacar uma dica muito importante: aprender a se relacionar de forma positiva com os seus colegas de trabalho.

O seu próprio campo de atuação já é uma excelente fonte de bons nomes no mercado, sendo que cada profissional que ocupa uma vaga de destaque pode ter conhecidos em outros lugares para ampliar cada vez mais a sua rede. Nesse sentido, ser cordial e respeitoso com os outros e demonstrar um bom trabalho já é um excelente primeiro passo para fortalecer o networking.

No entanto, não fique preso somente ao ambiente corporativo. Não tenha medo de participar de palestras, workshops e cursos para conhecer novas pessoas e, de quebra, aprofundar seus conhecimentos técnicos e científicos sobre determinado assunto.

Faça cursos na sua área de atuação

Aproveitando o gancho da dica anterior, outro ponto muito importante no seu crescimento profissional é a realização de cursos na sua área. Isso porque, a partir de uma especialização, você consegue ampliar suas formas de atuação e desenvolver estratégias inovadoras no campo.

Com isso, você ganha um destaque no mercado e, por consequência, encanta futuros clientes com suas inovações arquitetônicas. E mais, ao estudar, você consegue manter-se atualizado e conhecer trabalhos de outros profissionais que podem agregar no seu dia a dia ocupacional, auxiliando o seu crescimento.

Você deve estar se perguntando: mas preciso sempre fazer uma especialização quando quiser conhecer algo novo? Na verdade, não. É possível pesquisar pequenos cursos, workshops e palestras, bem como assinar revistas acadêmicas e manter-se ativo nos portais científicos para conferir as pesquisas mais recentes na área.

Isso já é uma excelente fonte de informação e fornece subsídio suficiente para você ampliar suas estratégias de atuação. No entanto, não podemos negar que a especialização ainda é um dos cursos mais completos. Portanto, a nossa dica é: se você pretende investir boa parte da sua carreira em um campo específico, faça a especialização. Caso não, cursos extras são suficientes para suprir a demanda de conhecimento.

Explore o marketing digital

Você lembra que comentamos do networking? Pois é, o marketing digital é uma excelente ferramenta para fortalecer sua rede de contatos. Afinal, por meio da presença nas redes sociais e divulgação da sua imagem de forma coerente e profissional, é possível atrair mais clientes ou validar a sua autoridade no mercado.

Nesse sentido, você precisa tomar somente uma atitude: mostrar o seu trabalho para quem realmente está interessado. Por falar nisso, você sabe quem é a sua persona? Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Se você ainda não fez esse estudo, o Gerador de Personas vai te ajudar. Além disso, tenha sempre seu portfólio atualizado, pois ele é uma principais ferramentas de exposição do seu trabalho.

O marketing digital também é um meio para conhecer outras técnicas de trabalho e referências do mercado.

Diversifique suas experiências

Para concluir, não podíamos deixar de lado a diversificação das experiências. No início da sua carreira, mais vale crescer horizontalmente do que verticalmente. Vamos pensar em um exemplo para facilitar? Digamos que você está desenvolvendo um projeto e precisa realizar a parte elétrica, luminotécnica, arquitetônica e paisagística.

Essas são quatro frentes muito amplas da Arquitetura e Design de Interiores, sendo que cada uma delas exige um grande nível de dedicação, não é mesmo? Para completar, você ainda tem que lidar com relações interpessoais, como o atendimento ao cliente. Bom, quando você domina cada um desses projetos, o seu trabalho fica muito mais simples.

No início da carreira, você pode aprender com outros profissionais especializados e construir parcerias. Em outras palavras, a partir do momento que você vai atrás de outras experiências, é possível otimizar o seu tempo de produção e entregar um trabalho de maior qualidade para o cliente. Assim, o crescimento horizontal se faz presente.

Quando o cliente percebe que você oferece bons resultados e tem competência técnica para lidar com grandes desafios ele divulga o seu trabalho para conhecidos, o que, eventualmente, pode te trazer novos projetos. Aos poucos, o crescimento vertical aparece e conquista espaço, tendo em vista que você já sabe gerenciar várias áreas da arquitetura.

Você percebe como desenvolver o crescimento profissional pode ser mais fácil do que você imagina? Ao organizar o seu cotidiano, investir no autoconhecimento, fortalecer o networking e o marketing digital, bem como explorar novas áreas de atuação, fica muito mais fácil conquistar novos clientes e consolidar a sua marca no mercado.

E então, o que achou das nossas dicas? Se você conhece amigos que gostariam de ter um bom crescimento profissional, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudá-los!

como fechar um projetoPowered by Rock Convert

Sobre este autor

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já ajudamos mais de 700 escritórios a crescer e queremos compartilhar ideias e práticas bem-sucedidas.

Cadastre-se e receba conteúdo e novidades para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.